Será esta tradição uma romaria ou uma peregrinação?
Ambas as palavras têm o mesmo significado, ou seja, uma romaria é uma peregrinação ou se preferirmos uma viagem empreendida até locais de oração, neste caso igrejas e ermidas existentes por toda a ilha.
Contudo a romaria diferencia-se da peregrinação ao nível sentimental da pessoa. Assim uma romaria apela a um sentido colectivo de oração conjunta. Apela a uma colectividade sentimental de todos os integrantes da romaria. Todos passam pelas mesmas dificuldades e todos passam pelas mesmas privações. Toda esta envolvência sentimental apela também à inter-ajuda entre irmãos. Ocorre muitas vezes um irmão estar a sofrer fruto da dificuldade da caminhada. Para aliviar esta dor, há irmãos que se oferecem para levar os pertences daquele irmão que está a sofrer ou então ajuda-se a tratar desse sofrimento com alguma espécie de medicamento ou até por meio de uma palavra amiga. É este sentido colectivo que move a romaria e nele perdura a tradição.
Uma peregrinação será uma viagem pessoal ao interior da pessoa com a envolvência de uma romaria, ou seja, é algo mais subjectivo ao irmão que integra uma romaria. Vai em viagem como todos os outros, sempre em oração, contudo não deixa de fazer uma viagem dentro de si. Será uma viagem psicológica empreendida numa viagem que ocorre ao nível físico. Uma viagem dentro da viagem empreendida por um individuo onde há lugar para a descoberta de si e do que o rodeia.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário